Redes Sociais
Postado em 08/NOV/2024
Uma das tendências mais populares quando falamos sobre otimização da qualidade de vida em imóveis consiste no uso de tecnologia. Mas como fazer automação residencial de forma eficiente e personalizada?
Neste guia, você confere tudo sobre o assunto e soluciona as suas dúvidas. A seguir, você lerá sobre:
A automação residencial consiste na aplicação de tecnologias em um imóvel para automatizar diversas funções. Conhecida como casa inteligente, smart home ou domótica, o objetivo dessa prática é oferecer mais controle sobre todos os atributos do imóvel, além de tornar as atividades de rotina mais simples.
A automação residencial funciona com a integração de diversos dispositivos eletrônicos em uma mesma rede. Assim, todos os sistemas do seu lar estarão conectados e podem ser programados para realizar as ações que você deseja.
As possibilidades de automatização variam conforme as suas necessidades e podem envolver a integração de eletrodomésticos, sistemas de segurança e outros.
Para realizar a automação residencial, é preciso definir quais serão os sistemas integrados através das suas necessidades. Lembre-se que a automação deve ser realizada para trazer mais praticidade para a sua rotina. Por isso, verifique sistemas como iluminação, segurança, controle de temperatura etc.

Em seguida, procure por aparelhos que possam integrar esses sistemas com o seu smartphone ou outros dispositivos conectados à internet. Após realizar a instalação de todos eles, realize a configuração das atividades que deseja automatizar.
Para conseguir realizar a automação, é preciso adquirir alguns dispositivos que podem tornar o seu lar mais conectado.
Em geral, são necessários os seguintes aparelhos para automatizar o seu lar:
hubs, como a Amazon Echo, Google Nest Hub e Apple HomePod;
assistentes virtuais, como Amazon Alexa e Google Assistant;
painel de controle;
sensores de movimento;
luminárias e interruptor smart;
fechaduras digitais;
sensores de abertura;
tomadas e termostatos inteligentes;
eletrodomésticos inteligentes, como geladeira e máquinas de lavar e secar;
câmeras de monitoramento.
A integração dos mais variados sistemas através da automação gera benefícios para a qualidade de vida de todos os moradores de um imóvel. Algumas das vantagens que você poderá observar ao fazer a automação residencial são:
Acredita que está no momento certo de realizar a automação residencial no seu lar? Esse tipo de mudança é uma tendência que auxilia na valorização do seu imóvel, além de promover diversos benefícios para a sua qualidade de vida.
Além da automação residencial, há outras características que auxiliam na valorização da propriedade. Entre uma das principais está a presença de áreas de lazer no condomínio.
Esses espaços, além de aumentar o valor do imóvel no mercado, promovem o bem-estar dos moradores ao garantir uma experiência de moradia elevada.
No blog da R. Freitas, você consegue conferir todos os nossos artigos disponíveis sobre o tema.

Venha viver em Uberlândia
Escolha entre alguns dos melhores imóveis nesta cidade deslumbrante